Auriculoterapia

A auriculoterapia é um sistema independente da acupunctura e caráter dentro da Medicina Chinesa. A aplicação actual da auriculoterapia não se restringe somente ao tratamento das enfermidades por meio de dos pontos auriculares, esse sistema tem-se produzido em correlação ao reconhecimento em várias patologias.

Por meio da auriculoterapia são capazes de ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de carácter ligado, enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia e dor, etc.

A auriculoterapia é certamente um dos mais antigos técnicas terapêuticos praticados na china. Esse microsistema já era predito nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, no qual se relata a estreita correlação do pendão auricular com o resto do corpo.

Em 1973, antropólogos chineses, encontraram nas escavações realizadas na região de Hu Nan, um livro antecessor do tempo Han, escrito em duas partes intituladas “Os onze canais dos membro e das pernas na moxibustão e os onze canais Yin e Yang na moxibustão”. De acordo com os especialistas esta bem-feito precisa ser a mais antiga sobre os canais no tratamento com moxibustão, na 2ª parte do livro menciona-se “Os patas, os olhos, a rosto e a garganta, todas reúnem-se, a partir de vasos e canais, na orelha”. Mais livros antigos da Casa Tang e Ming, similarmente mencionam o utilização de pontos na orelha para o tratamento de muitas enfermidades.

Mais há pouco tempo em 1947, o Dr. P. Nogier (francês), publicou alguns funções nos quais expõe a correlação existente entre o pendão auricular e o resto do corpo, descrevendo inclusivamente, as experiências realizadas com clientes e os óptimos resultados arranjados.

Ao que se entende, ele partiu da recomendação dos povos do mediterrâneo, que tinham por comportamento o utilização de pequenas cauterizações na orelha para o tratamento de diversas moléstias, conseguindo encontrar uma série de pontos curativos.

Ao estudar estes pontos estabeleceu uma ligamento entre a opinião destes no pendão auricular e aquela ocupada pelo feto pouco antes do surgimento. Esses funções do Dr. Nogier foram publicados em jornais de Xangai levando os chineses a acelerarem as investigações sobre esta setor, criando diversos centros de investigação por toda a China.

A partir de a dez de 80 do século XX até á actualidade foram feitos progressos enormes na auriculoterapia no momento em que em 1982 foi estabelecido na China o Grupo Nacional de Trabalho em Auriculoterapia.

 

Em Outubro de 1989, celebrou-se em Pequim (Beijing) o primeiro câmera Externo de Auriculoterapia, o qual marcou uma nova etapa no progresso tanto na China como no Mundo da Auriculoterapia.

Neste hora, a Auriculoterapia constitui uma caráter Universitária, razão de pesquisa tanto de médicos formados em Medicina Chinesa como Ocidental.

Várias evidencia sido as publicações que evidencia surtido sobre a auriculoterapia aumentando cada vez mais o associar de competências. O grupo de investigações sobre auriculoterapia da região de Yun Nan, editou um livro nomeado combinado de Auriculoterapia Chinesa.

Uma editora de Shangai publicou os livros “O tratamento com auriculoterapia” e “selecção de auriculoterapia”. Na região da Nan Jing publicou-se o livro “ Aplicação clínica da Auriculoterapia”. O hospital de Medicina Clássico da região de Guang Zhou editou o livro “Experiência Clínica da Auriculoterapia”. Na região de Tian Jing similarmente se publicou o livro com o título “Experiências sobre o utilização e diagnostico dos pontos Auriculares”.

Em Pequim (Beijing), editou-se o livro “ Manual sobre Aplicação Diagnostica e Terapia dos Pontos Auriculares”. Na região de Au Hui, o livro “ Combinado Aclaratório sobre Auriculo-punctura”.

f:id:terapiareikiyoga:20190917093616j:plain

Em 1991 a mestra Huang Li Chun editou em Beijing um dos tratados mais essenciais de auriculoterapia publicados na China, com o título “ Combinado sobre o Reconhecimento e Tratamento por meio de dos Pontos Auriculares”. Esses títulos de livros são uma pálida amostra do vertiginoso progresso que possui desgastado a auriculoterapia nos últimos 30 anos dentro da China.

A auriculoterapia possui integrado a sua própria especulação, por ter na actualidade, técnicas independentes para o reconhecimento e tratamento das enfermidades. Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico doentio das indivíduos, dessa forma o reconhecimento por meio de destes, fornece-nos o progresso cronológico das enfermidades e a disposição para processos patológicos que também não se manifestaram clinicamente.

O reconhecimento da auriculoterapia possui valor hoje semiológico bastante próximo do reconhecimento por meio do fibra e da recomendação da linguarão na MTC.

O pendão auricular é considerado uma parte bastante fundamental do corpo humano, por ser um microsistema, capaz de ter êxito como um recebedor de vestígios de alta especificidade, podendo reflectir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e entranhas, dos quatro patas, do torso, dos tecidos, etc.

No momento em que produz-se uma descompasso em qualquer parte do corpo humano, esse é reflectido na orelha com reacções de carácter e localidades distintos, específicos a cada vício em singularidades, e deixando relações bastante estreitas entre os locais reactivos e as partes do corpo implicadas na análise da causa e sintoma da doença.

As reacções são capazes de ser de distintos tipos, entre as mais comuns são: mudanças na resistência eléctrica das zonas reactivas específicas, mudanças de tinta, descamações, mudanças morfológicas nessas áreas, eczemas, etc.

Todas estas reacções são capazes de surgir no pendão auricular, antes que a vício se manifeste e similarmente, findar após a cura da vício.

O princípios de tratamento em auriculoterapia possui havido bastante progresso ao longo esses últimos anos, a partir de as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões respeitante a pequenas e bastante finas, ás agulhas intra-dérmicas, á uso do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á execução mais usada na China que é a posto de pequenas sementes com aglutinante demonstraram resultados excelentes, e são usados em analogia com a urgência do paciente, uma vez que cada corpo reage de uma maneira determinada ao provocação, cada indivíduo é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia possui como objecto produzir o imobilidade do paciente e dessa maneira o seu bem-estar.

A auriculoterapia é especificamente indicada no momento em que se precisa que o paciente rápido o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou bagulho colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efectivando incessantemente o tratamento.